...

   Notícias


28/02/2016

   Transgressões Ambientais Registradas no ano de 2015


A ECOPEF em parceria com a FATMA vem, desde o ano de 2008, realizando o projeto “monitoramento de transgressões ambientais”, onde os técnicos da ECOPEF realizam rondas na área do Parque Estadual Fritz Plaumann e suas divisas com o intuito de identificar atividades clandestinas que ameaçam a conservação da biodiversidade e colocam em risco a integridade da Unidade de Conservação.

No decorrer do ano de 2015, 24 rondas foram realizadas pelos técnicos da ECOPEF, contemplando diferentes áreas internas e de divisa dos aproximadamente 717 hectares pertencentes ao Parque Fritz Plaumann, dando maior ênfase a locais que ao longo dos anos demonstraram padrões de uso clandestino mais frequentes.

Ao final das 24 rondas executadas em 2015, 82 crimes ambientais foram registrados, sendo os mesmos classificados em diferentes categorias (caça, pesca, entrada clandestina, resíduos sólidos, fogueira, acampamento, corte ilegal, entre outras). Destes 82 crimes, recebem destaque as atividades de entrada clandestina, despejo de resíduos sólidos (lixo) e pesca. Os mesmos, quando agrupados, representam mais de 84% dos crimes registrados.

Após o trabalho de campo, a ECOPEF elabora e envia relatórios técnicos mensais aos órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental. Tais relatórios contêm detalhes dos crimes registrados, como coordenadas geográficas, imagens fotográficas e relatos dos técnicos, visando a coibição destas práticas ilegais cometidas no interior da unidade de conservação por meio de ações efetivas dos órgãos fiscalizadores.



Comentários