...

   Notícias


21/03/2016

   Mais de 700 Kg de Resíduos coletados na ação de Limpeza da Ilha do Parque


Na manhã do dia 19 de março, juntamente à programação da V Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, foi realizada mais uma edição de coleta de resíduos e limpeza da Ilha do Parque Estadual Fritz Plaumann e comunidade de Linha Laudelino, área alagada do Rio dos Queimados, reservatório UHE Itá.

A ação foi iniciativa do Leo Clube Concórdia e Ecopef, contando com o apoio e participação da Celesc Concórdia, UnC campus Concórdia, Polícia Militar Ambiental, Bombeiros Voluntários Concórdia, Comitê Rio Jacutinga, Fumdema, moradores de Linha Laudelino e Fatma.

Na mobilização, houve participação de aproximadamente 50 voluntários e representantes das instituições citadas, os quais foram distribuídos nas diferentes tarefas de coleta, transporte, caracterização física e pesagem dos resíduos.

A amostra total de resíduos resultou em 720,7 Kg, sendo que a maior quantidade foi de garrafas pet (28,7%), seguido pelos materiais não recicláveis (calçados, tecidos) com 22,5% e resíduos plásticos em geral, com 14,6%. Além disso, foram coletadas amostras significativas de isopor, ferro, alumínio, embalagens de agrotóxicos, vidro, borracha e papel.

Como principal resultado alcançado destaca-se o grande volume de resíduos coletados e o número de envolvidos diretamente na ação, ressaltando-se a necessidade urgente de mais trabalhos que reforcem os impactos causados pela geração e destinação inadequada dos resíduos sólidos, sensibilizando a sociedade em geral.

A Ecopef, Fatma e Leo Clube agradecem a todos que se envolveram e participaram ativamente da atividade.



Comentários