...

   Notícias


24/03/2016

   Projeto Monitoramento da água do Lajeado Cruzeiro inicia atividades em parceria


Em março de 2016 inicia-se as atividades de campo do Projeto Monitoramento participativo da qualidade da água do Lajeado Cruzeiro. Nesta primeira oportunidade foi realizada coleta e análises de água, com incursões a campo da Ecopef e do Comitê do Rio Jacutinga. Este projeto fora aprovado pela FATMA, via Câmara Técnica de Compensação Ambiental.

Este projeto contempla a execução da Ecopef sob anuência da FATMA e as parcerias do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e Contíguos e Embrapa Suínos e Aves, fundamentais para cumprimento dos objetivos do projeto, especialmente no monitoramento físico-químico e microbiológico da água em laboratório e campo.

O monitoramento do Lajeado Cruzeiro, principal curso hídrico inserido no Parque Estadual Fritz Plaumann e seu entorno, é realizado desde 2013 e neste ano, serão envolvidos aproximadamente 50 alunos durante 12 meses de execução. Haverá a participação da Escola de Ensino Fundamental Francisco Batagini de Linha Sede Brum, Escola de Ensino Fundamental Freya Hoffmann Wettengel do distrito de Presidente Kennedy e Escola Básica José Pierezan do distrito de Engenho Velho, ambas localizadas na zona de amortecimento do Parque ou próximas a área de abrangência.

As etapas do monitoramento compreenderão ações educacionais em sala de aula e no campo, difundido o conhecimento relacionado à conservação dos recursos hídricos além de gerar informações atualizadas sobre a qualidade do principal curso d’água da área de abrangência do Parque.



Comentários