...

   Notícias


17/04/2016

   Alunos iniciam projeto de monitoramento da qualidade da água


A participação de alunos no projeto Monitoramento da Qualidade da água do Lajeado Cruzeiro foi iniciada no último dia 14 de abril, envolvendo os 13 estudantes do 7º e 8º ano da Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini. Nos próximos meses serão envolvidos alunos de mais duas escolas do entorno do Parque.

Na oportunidade, os alunos foram preparados para as atividades em campo por meio de uma apresentação, cujo objetivo foi contextualizar o projeto, o tema trabalhado e alguns conceitos importantes com relação à água e sua qualidade. Ainda, as crianças foram presenteadas com uma camiseta confeccionada em alusão do Projeto.

Na sequência, o grupo seguiu para o campo, com a finalidade de realizar a análise de alguns parâmetros físico-químicos da água, em quatro pontos do rio, utilizando-se de kits e instrumentos analíticos.

Um dos principais objetivos deste projeto é envolver alunos residentes no entorno do Parque, visando aproxima-los a realidade ambiental do Parque e seu entorno no que tange o tema recursos hídricos. Além disso, o projeto busca também dar continuidade as informações constantes no banco de dados, alimentado pelos resultados da qualidade da água do Lajeado Cruzeiro.

O maior diferencial do projeto para 2016 é o apoio e parceria do Comitê Rio Jacutinga e Embrapa Suínos e Aves, fundamentais para geração do Índice de Qualidade da Água – IQA do Lajeado Cruzeiro. Cabe destacar ainda o apoio financeiro e anuência da Fundação de Meio Ambiente – Fatma para realização do Projeto.



Comentários