...

   Notícias


15/05/2016

   Alunos analisam qualidade da água em projeto de monitoramento


Em continuidade ao projeto nominado Monitoramento da Qualidade da água do Lajeado Cruzeiro iniciado em março de 2016, ocorreu nesta semana mais uma etapa, desta vez envolvendo 10 estudantes do 9º ano da Escola de Ensino Freya Hoffmann Wetengel do distrito de Presidente Kennedy, interior de Concórdia/SC.

No dia 11, a Ecopef realizou junto aos alunos, nas dependências da unidade escolar, uma capacitação técnica apresentando informações sobre monitoramento da água, métodos e procedimentos adotados, sua importância e a inter-relação existente entre a preservação ambiental e os recursos hídricos.  Ao final da atividade os alunos foram presenteadas com a camiseta do projeto.  Já no dia 12 os alunos e professores estiveram no Parque onde realizaram a análise dos parâmetros físico-químicos da água em quatro pontos do Lajeado Cruzeiro, utilizando-se de kits de campo, sob a coordenação da Ecopef.

O projeto terá duração de um ano e está envolvendo alunos de três escolas localizadas no entorno do Parque Estadual Fritz Plaumann. Até agora, foram inseridos no projeto alunos da escola de Sede Brum e alunos da escola de Presidente Kennedy. Para junho está prevista participação dos alunos da comunidade de Engenho Velho.

Cabe ressaltar a participação de técnicos do Comitê do Rio Jacutinga na execução do projeto em análises de campo e também a parceria da Embrapa Suínos e Aves para análises laboratoriais. Por fim, destaca-se o apoio financeiro e anuência da Fundação de Meio Ambiente – Fatma.



Comentários