...

   Notícias


13/08/2016

   Ecopef participa do IX Simpósio Sul de Gestão e Conservação Ambiental


Foi realizado nesta semana, nos dias 9 a 13 de agosto, o IX Simpósio Sul de Gestão e Conservação Ambiental, junto a XXV Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente, promovido pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI campus Erechim/RS. O simpósio foi coordenado por professores da URI Erechim e contou com uma grande equipe de profissionais de diferentes instituições de ensino do Rio Grande do Sul ligados a áreas da ciências biológicas.

O evento teve como objetivo discutir diversos temas ligados à conservação da biodiversidade entre eles: a efetividade de áreas protegidas; gestão de recursos hídricos; ecologia da floresta; entre outros, proporcionando aos participantes do evento palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e visita técnica a uma unidade de conservação, Parque Municipal Teixeira Soares de Marcelino Ramos/RS.

A Ecopef esteve presente divulgando o Parque Estadual Fritz Plaumann e as ações desenvolvidas em prol da unidade e do seu entorno em um espaço específico disponibilizado pela organização do evento, durante os dias 10 e 11.

Na noite do dia 11 ocorreu no auditório da URI a participação da Ecopef na mesa-redonda, ocasião na qual foi abordado o tema: Efetividade de áreas protegidas na conservação da biodiversidade. Esta atividade contou com a presença de alunos e professores dos cursos das áreas ambientais das universidades da região. Além da Ecopef participaram da mesa-redonda professores da URI, Ortus Consultoria e Parque Municipal Teixeira Soares.

Já no dia 12, foram apresentados três artigos aprovados no simpósio, titulados como “Oficina: conhecendo a fauna silvestre do Parque Estadual Fritz Plaumann”; “Avaliação da implementação do Programa de Uso Público no Parque Estadual Fritz Plaumann” e “Programa: Restauração e Conservação dos cursos d’água da Bacia Hidrográfica do Lajeado Cruzeiro – Fase II”.

As participações no simpósio e os trabalhos apresentados demostram a importância dos projetos e ações desenvolvidos pela Ecopef em parceria com a FATMA, visando assim à conservação dos recursos naturais e da efetividade na conservação da biodiversidade. 



Comentários