...

   Notícias


18/12/2016

   Altos índices de Ação Clandestina são registrados no Parque Fritz Plaumann


Desde o ano de 2008, é desempenhado no Parque Estadual Fritz Plaumann o “Monitoramento de Transgressões Ambientais”, Programa que através de rondas a campo em áreas internas e limítrofes da Unidade de Conservação busca identificar ações clandestinas e ilegais, as quais comprometem a integridade e biodiversidade do local.

Durante o ano de 2016, foram realizadas 24 rondas, em diferentes áreas e divisas do Parque, compreendendo um total de 53 crimes ambientais registrados, sendo estes categorizados em diferentes tipos de transgressão como: caça, pesca, entrada clandestina, acampamento, resíduo sólido, fogueira e corte ilegal. Dentre os 53 registros, os que obtiveram maior índice (87%) são as atividades de entrada clandestina, caça e pesca.

O Programa, além de contar com as incursões de monitoramento e registro das ações clandestinas em campo, envolve a replicação das informações (imagens fotográficas, coordenadas geográficas entre outros) para os órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental, a fim de que haja uma ação mais assertiva, poupando tempo, esforço, e culminado em efetividade.



Comentários