...

   Notícias


10/08/2017

   Plano Nacional de Controle do Javali apresentado aos servidores da Fatma


No período vespertino do dia 07 de agosto, foi promovido pela chefia do Parque Estadual Fritz Plaumann, na sala de reuniões da Fundação de Meio Ambiente – Fatma, em Florianópolis, Santa Catarina, apresentação do Plano Nacional de Prevenção, Controle e Monitoramento do Javali (Sus scrofa). A apresentação foi ministrada por técnicos da Caipora, havendo a participação da Dra. Virginia Santiago Silva da Embrapa Suínos e Aves, técnicos da Fatma e da Ecopef.

A ação visou contribuir com o aprimoramento das discussões sobre a problemática da invasão dos Javalis no território nacional e as ações desenvolvidas em Santa Catarina. Estudos recentes apontam que no estado há presença de javali em mais de 30 municípios chegando a mais de 140 mil indivíduos, cujos vem competindo com espécies nativas em espaço e alimento, trazendo prejuízos à agricultura e risco a saúde pública.  

A ação serviu de alerta e prevenção há problemática da invasão por javalis, sendo considerado pela União Internacional para Conservação da Natureza - IUCN umas das 100 piores espécies exótica invasora do planeta, enfatizando ainda mais a prevenção e controle da espécie, em especial em áreas de alta concentração de produção suinícola  e em territórios onde estão contidas as diferentes Unidades de Conservação no Estado.



Comentários