...

   Notícias


19/08/2017

   Sete anos de parceria entre Ecopef, Fatma e Unimed Concórdia


 As Unidades de Conservação, regidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC (LEI 9.985/2000) é considerada uma das estratégias mais efetivas para a conservação da biodiversidade no território brasileiro. O SNUC distribui as unidades de conservação em diferentes categorias, algumas dessas, como por exemplo, os Parques, possibilitam não só a visitação pública como também a realização de projetos e ações de cunho socioambiental em suas dependências.

 A criação das unidades de conservação da natureza são um dos grandes trunfos para conservação de ecossistemas e a sua biodiversidade associada, possibilitando ainda a geração de renda, empregos, e o desenvolvimento sustentável das populações tradicionais contidas em seu território.

  O Parque Estadual Fritz Plaumann criado desde 2003, e aberto a visitação pública no ano de 2007, vem através da parceria entre a Fatma, a Oscip Ecopef e a Unimed Concórdia, desde o ano de 2011, servindo de palco para o Programa Adote Um Monitor Ambiental, ação que oportuniza o envolvimento de acadêmicos em ações desenvolvidas na unidade de conservação.

 O histórico do programa abrangeu entre os sete anos de parceria, a passagem de dez acadêmicos de cursos diferenciados, entre eles: Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Educação Física e Engenharia Agronômica, procedentes da Universidade do Contestado – UnC campus Concórdia,  Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC campus Joaçaba e Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Concórdia.

 As atividades desenvolvidas pelos estagiários são respaldadas através da Lei Federal do Estágio 11.788/2008, os quais desempenham o papel de Monitores Ambientais, compreendem especialmente a educação e interpretação ambiental nas trilhas do Parque Estadual Fritz Plaumann, além da participação nos demais projetos socioambientais e ações desenvolvidas pela equipe.

 A parceria firmada entre a Fatma, Unimed e Ecopef contribui com a sustentabilidade dos trabalhos de gestão, fortalecendo a imagem do parceiro, auxiliando na concretização do Programa de Uso Público implantado no Parque Estadual Fritz Plaumann e, além disso, na inserção de acadêmicos no mercado de trabalho, colaborando com a formação pessoal e profissional dos mesmos.



Comentários