...

   Notícias


03/09/2017

   UFSC - Curitibanos em visita ao parque


Em visita técnica ao Parque Estadual Fritz Plaumann, acadêmicos dos cursos de agronomia  e engenharia florestal da Universidade Federal de Santa Catarina, campus de Curitibanos, foram recepcionados pela equipe da Ecopef no dia 02 de Setembro.

Os acadêmicos foram oportunizados a integrar a visita ao Parque com ementas dos cursos relacionadas à conservação ambiental. O roteiro proporcionou aos estudantes conhecerem aspectos relacionados ao uso do solo, sucessão ecológica, vegetação, a problemática da presença das espécies exóticas invasoras em áreas naturais, além do histórico de criação da Unidade de Conservação (UC) e sua importância para as comunidades rurais inseridas em seu entorno.

As informações colhidas durante a visita remetem aos estudantes a conscientização sobre os vários fatores que afetam o desenvolvimento seguro da vida animal e vegetal no atual meio onde se encontram. As Unidades de Conservação atuam como mantenedoras da vida em suas mais diversas formas e tem papel indispensável no amparo aos ecossistemas.

As visitas técnicas são de grande importância para o Parque Estadual Fritz Plaumann e para os acadêmicos, pois resultam em maior conhecimento prático aos estudantes, proporcionam o contato com a natureza, auxiliam na divulgação e fortalecimento de parcerias entre a Fatma, Ecopef e instituições de ensino, além de colaborar com a preservação deste importante remanescente da Floresta Estacional Decidual.



Comentários