...

   Notícias


16/10/2013

   Programação do 6º Aniversário de Visitação


No mês de novembro de 2013 o Parque Estadual Fritz Plaumann comemora 6 anos de visitação pública, e como forma de celebração será realizado pela ECOPEF e FATMA, mais um evento alusivo ao aniversário do Parque.

O evento acontecerá dos dias 05 a 10 de novembro de 2013, onde serão realizadas diferentes atividades aos longos da programação. A temática principal do evento é “Parque Estadual Fritz Plaumann: Cooperação pela Água” fazendo uma alusão ao tema proposto neste ano pela Organização das Nações Unidas - ONU.

O Aniversário do Parque vem sendo comemorado anualmente no mês de novembro, desde o primeiro ano de visitação pública (2007). Novamente irá contar com a participação dos Guias-mirins (alunos do 6º, 7º e 8º ano da Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini, Sede Brum – Zona de Amortecimento do Parque) para atores chave nas atividades.

A seguir será detalhada a programação do evento:

 

Terça-feira 05/11

No dia 05/11, as 19h30min acontecerá a abertura oficial do evento no auditório da UnC Concórdia e na sequencia uma palestra com a seguinte temática: “Planejamento das Unidades de Conservação – Estudo de Caso Parque Estadual Fritz Plaumann” ministrada pelo sócio da CAIPORA – Cooperativa para Conservação da Natureza, Biólogo Ms. Eduardo Hermes Silva em apoio com a ECOPEF, o evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

 

Quarta-feira 06/11

Na quarta-feira 06/11 nas dependências  da Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini – Sede Brum, acontecerá uma palestra ministrada pelo Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Jacutinga e suas bacias hidrográficas contíguas, Dr. Vilmar Comassetto, com o seguinte tema: “Alternativas Sociais para o Uso da Água no Meio Rural”. O horário de início é as 8h30min, e a entrada é gratuita necessitando apenas de agendamento prévio pelo endereço eletrônico contato@parquefritzplaumann.org.br.

 

Quinta-feira 07/11

A Oficina de Educação Ambiental “Reciclagem de Papel – Teoria e Prática”  a ser realizada pelo Consórcio Lambari e Epagri com o apoio da EECOPEF, acontecerá no dia 07/11 quinta-feira, no auditório do Centro de Visitantes do Parque Estadual Fritz Plaumann, nos períodos matutino e vespertino. Cabe destacar que o evento é gratuito, e o público alvo são turmas de alunos da rede de ensino fundamental, sendo disponibilizadas 80 vagas que necessitam de agendamento prévio através do correio eletrônico contato@parquefritzplaumann.org.br.

 

Sexta-feira 08/11

No dia 08/11 sexta-feira, ocorre o Intercâmbio entre a Rede de Gestores de Unidades de Conservação do Norte do Rio Grande do Sul, técnicos da ECOPEF e gestores convidados, onde os mesmos realizarão visita técnica coordenada pela ECOPEF, conhecendo as estruturas de visitação do Parque (Centro de Visitantes e Trilhas) além de algumas propriedades rurais e agroindústria familiar do entorno da Unidade de Conservação. Em seguida realizarão uma reunião de trabalho no auditório do Centro de Visitantes do Parque. Para o evento o publico alvo são gestores de Unidades de Conservação.

 

Sábado 09/11

As 13h30min será realizada uma visita institucional dos colaboradores da Unimed Concórdia ao Parque Estadual Fritz Plaumann e Propriedades Rurais do Entorno, sendo ao final da atividade disponibilizado café colonial produzido por agroindústria familiar do entorno do Parque.

 

Domingo 10/11

No domingo dia 10/11, haverá visitas ao Parque (participação nas trilhas dos guias-mirins) e sorteio de brindes aos visitantes. Horários de visitação das 9h às 11h e das 14h às 17h (entrada gratuita). Paralelamente a visitação no Parque e também de forma gratuita, acontecerá no centro comunitário da Comunidade de Sede Brum das 10h às 15h a “III Mostra e Venda de Produtos Coloniais da Agricultura Familiar do entorno do Parque”.

O almoço comemorativo (churrasco) acontece no Centro Comunitário  da Comunidade de Sede Brum, sendo as 11h45min protocolo e as 12h30min o almoço. Ingressos antecipados a R$18,00, nos seguintes pontos de venda: Parque Estadual Fritz Plaumann, Posto de Combustível Lamonatto, Loja do Real e com a diretoria da associação de moradores de Sede Brum pelo telefone (49) 34429385.

Para realização do 6º aniversário do Parque Estadual Fritz Plaumann, a ECOPEF conta com o apoio financeiro das empresas/instituições: FATMA, Consórcio Itá, Unimed Concórdia, Gelnex, Coopercarga Logística, Matram Madeiras Tratadas, Caitá Supermercados, Prefeitura de Concórdia e FUMDEMA.

Participação no evento: E.E.F. Bagatini, AVIPE, Comitê do Rio Jacutinga, Consórcio Lambari, Associação de moradores de Sede Brum, Ser Juventude, Epagri, SER Juventude Sede Brum, Projeto Filó, Embrapa Suínos e Aves, UnC Concórdia, CAIPORA, Rede de Unidades de Conservação do Norte do Rio Grande do Sul.

Para maiores informações e/ou agendamento para as atividades contato@parquefritzplaumann.org.br.

 



Comentários