...

   Notícias


12/12/2013

   Projeto Guias Mirins Monitorando a Qualidade da Água finaliza as suas atividades de campo.


Na manhã do dia 11 de dezembro de 2013, conforme previsto no cronograma do projeto de Educação e conscientização ambiental  "Guias Mirins: Monitorando a Qualidade da Água”, o qual é patrocinado pela empresa GELNEX, coordenado pela  ECOPEF, e desenvolvido em parceria com a FATMA, Comitê do Rio Jacutinga e Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini, os alunos "Guias-Mirins", acompanhados pelos professores da Escola e técnicos da ECOPEF realizaram as últimas coletas e análises da qualidade da água do Lajeado Cruzeiro, referente ao projeto.

O projeto  teve inicio no mês de junho de 2013 e envolveu mais de 40 alunos. No entanto, participaram diretamente em todas as atividades do projeto o total de 18 alunos do 6º e 7º ano, além de 03 professores e da diretora da Escola que situa-se na área de abrangência da Zona de Amortecimento da Unidade de Conservação.

Estes alunos foram capacitados pela ECOPEF através de palestras teóricas e práticas, visita a bacia hidrográfica do Lajeado Cruzeiro e aos pontos a serem monitorados, contribuindo não somente para o bom andamento do projeto, mas também para a conscientização e educação ambiental dos mesmos. Ainda destaca-se a confecção e entrega de camisetas referentes ao projeto levando a logomarca do patrocinador (GELNEX) e de todas as  instituições parceiras, bem como a palestra proferida pelo Presidente do Comitê do Rio Jacutinga, Sr. Wilmar Comassetto a comunidade escolar no mês de novembro, tratando sobre o tema "água, sua importância e usos".

No total foram realizadas seis saídas de campo onde os alunos, sob orientação dos técnicos da ECOPEF  e Professores, interagiram  diretamente com o Ecokit, além do GPS, planilha de campo e câmera digital, realizando efetivamente as análises. Paralelamente os técnicos da ECOPEF fizeram coletas bimensais da água, encaminhando as mesmas para analises laboratoriais específicas e complementares.

Destaca-se que no mês de março de 2014 está prevista a apresentação dos resultados obtidos no projeto, em uma assembleia do Comitê do Rio Jacutinga, além da finalização e distribuição de folders ilustrando o trabalho realizado.

Parcerias como estas demonstram o quão necessário torna-se a aplicação de recursos privados para o bem coletivo. Foi por meio deste projeto que se tornou possível gerar informações para subsidiar a futura tomada de decisões e contribuir para a melhoria da qualidade ambiental do Parque Estadual Fritz Plaumann e da Zona de Amortecimento, por meio do monitoramento participativo da qualidade da água. Ainda a promoção da educação e conscientização ambiental continuada com os alunos e moradores locais devem ser consideradas como  uma das prerrogativas a continuidade das ações desenvolvidas.



Comentários