...

   Notícias


12/12/2013

   ECOPEF realiza 5º Viagem dos Guias-Mirins


No dia 27 de novembro a ECOPEF - Equipe Co-Gestora do parque Estadual Fritz Plaumann através da parceria financeira com a Tractebel Energia, realizou a "5º Viagem de Estudos: Guias Mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann".

Esta atividade é desempenhada desde o ano de 2009 e em 2013 contou com a participação de 26 alunos do 6º a 8º ano da Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini, situada na comunidade de Sede Brum, entorno do Parque, além do envolvimento direto de 2 professoras, diretora e 2 técnicos da ECOPEF. A viagem teve como roteiro atrativos culturais, educacionais e recreativos do município de Itá/SC.

No período da manhã os alunos visitaram o CDA - Centro de Divulgação Ambiental, onde conheceram os trabalhos desenvolvidos  pela a equipe técnica, bem como informações sobre a UHE Itá e o Horto Botânico. Ainda no período matutino os alunos conheceram o Horto Botânico que pertence ao Consórcio Itá, no qual são produzidas aproximadamente 100 espécies de mudas nativas da região do Alto Uruguai Catarinense, gerando uma produção de 100 mil mudas por ano, destinas á recuperação de áreas degradadas e a implantação de vegetação ciliar do lago formado pela UHE Itá.

Já pela parte da tarde o grupo deslocou-se para o Zoobotânico Itá, onde tiveram a oportunidade de conhecer algumas espécies de aves e vegetais que estão catalogadas ao longo das Trilhas, com o acompanhamento de guia. Após a visita no Zoobotânico, as crianças conheceram e interagiram no Parque Aquático Thermas Itá.

A Viagem dos Guias Mirins é realizada como ferramenta de educação continuada complementado as atividades desenvolvidas pelos alunos no Parque Estadual Fritz Plaumann em parceria com a FATMA e ECOPEF nos aniversários de visitação desta Unidade de Conservação. Ressalta-se que essa iniciativa propicia para essas crianças a vivência  com outros trabalhos e projetos em prol da conservação e proteção de recursos naturais, complementando o conhecimento o adquirido em sala de aula.



Comentários