...

   Notícias


31/01/2014

   Participação da ECOPEF em reunião no Parque Nacional das Araucárias


No dia 29 de janeiro de 2014 por meio de convite do Presidente do Conselho Consultivo e Chefe do Parque Nacional das Araucárias/SC, Juliano Oliveira (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio) a ECOPEF participou da assembleia extraordinária do conselho consultivo daquele Parque, no município de Passos Maia/SC. Na oportunidade outras instituições também foram convidadas e estiveram presentes, chefe da FLONA de Chapecó, integrantes do ICMBio de Brasília, equipe Grimpeiros de São Domingos, Instituto Carijós, Apremavi, além dos membros efetivos do conselho consultivo do PARNA das Araucárias.

O principal objetivo do encontro foi a discussão sobre a futura implementação do uso público no PARNA das Araucárias, sendo que na oportunidade a Apremavi contribui com a organização do evento.

 No período da manhã  foi realizada uma saída de campo na área do PARNA, em local já indenizado pelo ICMBio, na comunidade de Bela Planície, interior do Município de Passos Maia- SC, onde pretende-se desenvolver uma trilha para fins de uso público.

No centro comunitário da comunidade de Bela Planície houve uma apresentação das instituições convidadas, onde a equipe da ECOPEF relatou a experiência com o Uso Público no Parque Estadual Fritz Plaumann, que vem sendo realizada a mais de 6 anos em parceria com a FATMA, já atendendo e conduzindo nas estruturas de visitação mais de 25 mil visitantes.

O Parque Nacional das Araucárias é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza situada nos municípios catarinenses de Passos Maia e Ponte Serrada conta com uma área de 12.841 Ha e o seu principal objetivo é o de preservar os remanescentes de Floresta Ombrófila Mista da região. Atualmente encontra-se em processo de indenização dos moradores situados dentro da Unidade, sendo que até então, cerca de 100 ha  compõe a área já indenizada. Para maiores informações referentes ao Parque Nacional das Araucárias acessem: http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros/mata-atlantica/unidades-de-conservacao-mata-atlantica/2199-parna-das-araucarias



Comentários