...

   Notícias


01/03/2014

   Práticas educacionais no entorno do Parque


Zona de amortecimento é "o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade". Este é o conceito previsto na lei nº9.985 de 18 de julho de 2000  a qual institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC.

O Parque Estadual Fritz Plaumann possui sua zona de amortecimento estabelecida e composta por três comunidades rurais do município de Concórdia/SC, sendo Linha Sede Brum, Porto Brum e Linha Laudelino.

Além da gestão da Unidade de Conservação a ECOPEF e a FATMA realizam diversos trabalhos na Zona de Amortecimento os quais tem como parceiro fundamental a Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini.

A escola situa-se na comunidade de Sede Brum e desde o ano de 2008 possui a parceria estabelecida para a realização de projetos e ações conjuntas com o foco voltado a educação e conscientização ambiental.

No início deste ano letivo as turmas de 2º e 3º ano confeccionaram e instalaram sob a coordenação da Professora Simone, alguns brinquedos os quais usualmente eram utilizados no passado.

A iniciativa buscou utilizar materiais renováveis, de baixo custo, agregando elementos da natureza, com intuito de valorizar a cultura e história da região e fomentar a interação dos alunos com os locais naturais existentes na escola uma vez que os brinquedos foram instalados no espaço arborizado do pátio.

Associado com a atividade, a professora estimulou a reflexão fazendo com que os alunos valorizem as práticas realizadas pelos seus antepassados e a convivência com a natureza ensinando-os a valoriza-la. Assim justifica-se esta relevante atividade escolar, em harmonia com os objetivos do Parque Estadual Fritz Plaumann.



Comentários