...

   Notícias


07/03/2014

   ECOPEF e Escola Francisco Bagatini realizam o monitoramento da água


O projeto “Monitoramento da Qualidade da Água do Lajeado Cruzeiro”, coordenado pela Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann – ECOPEF recebe apoio financeiro do Ministério Público Federal e está sendo realizado desde janeiro de 2014.

Deste modo, iniciou no dia de ontem, 06 de março de 2014, as atividades a campo envolvendo os alunos da Escola de Educação Fundamental Francisco Bagatini, a qual localiza-se na comunidade de Sede Brum, Zona de Amortecimento do Parque Estadual Fritz Plaumann e é lindeira a um dos tributários do Lajeado Cruzeiro.

Os estudantes do 6º e 7º ano foram divididos em dois grupos, coordenados e auxiliados pelos técnicos da ECOPEF com o auxilio de professores da escola, e realizaram o monitoramento da água em quatro pontos específicos utilizando o Ecokit, ferramentas como GPS, máquina fotográfica e planilhas para anotações foram serviram de apoio ao trabalho. Além disso, foram coletadas amostras para análise laboratorial.

Percebe-seque através de atividades como esta, ensinando-os e aplicando a educação ambiental de forma participativa, além de oportunizar o acesso a informação e ao conhecimento, permite que os próprios estudantes desenvolvam conceitos e opiniões quanto à preservação e proteção ambiental. Assim esta atividade tem potencial para influenciar positivamente na formação do aluno.

 



Comentários