...

   Notícias


16/03/2014

   SEMANA DA ÁGUA DO ALTO URUGUAI CATARINENSE


Como forma de registrar o Dia Mundial da Água que acontece no próximo sábado, dia 22 de março, foi preparada uma semana recheada de eventos que visam discutir e debater o tema, os quais ocorrem entre os dias 17 e 22 de março e estão inseridos de forma diversificada, integrando o contexto de um único evento denominado “Semana da Água”.

Incentivado pelo Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água – TSGA, apoiado por instituições, públicas e privadas e do terceiro setor, que compõe: ECOPEF, Consórcio Lambari, Comitê do Rio Jacutinga e Contíguos, Instituto Federal Catarinense – Concórdia, Epagri, Embrapa Suínos e Aves, Centro de Divulgação Ambiental – CDA, SDR/Concórdia e Associação Queimados Vivo.

A Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense contará com inúmeras atividades que vão desde a realização de palestras, seminários, minicursos, visitas técnicas a exposição fotográfica, a fim de atrair o interesse de diferentes públicos.  A ECOPEF além de fazer parte da comissão organizadora do evento, ganha destaque na participação efetiva da programação do evento.

Nos dias 20 (quinta-feira) e 22 (sábado) será ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, Dr. Alexandre Matthiensen e Msc. Ricardo Steinmetz o minicurso “Diagnóstico da Qualidade da Água”. No primeiro dia os escritos terão uma capacitação teórica sobre o tema, sendo que na segunda etapa, dia 22 de março, no Parque Estadual Fritz Plaumann, haverá o repasse dos procedimentos  práticos.

Ainda, no dia 21, sexta-feira, a ECOPEF juntamente com a Escola Francisco Bagatini, inclui-se na participação da “Assembléia Geral Ordinária do Comitê do Rio Jacutinga e Contíguos”, apresentando os resultados do Projeto apoiado financeiramente pela empresa Gelnex, titulado de “Guias Mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann: Monitorando a Qualidade da Água”.  No mesmo dia, período noturno, no auditório da UnC Concórdia, participará de mesa redonda “A gestão da Água na Sub-Bacia do Rios dos Queimados".

O objetivo geral do Projeto TSGA, é aumentar a capacidade de gestão local de comunidades de bacias hidrográficas de Santa Catarina, através da disseminação e implementação de práticas de produção e saneamento do meio rural como tecnologias sociais com vistas ao uso sustentável da água, sendo as ações promovidas pela programação da Semana da Água uma forma de envolver a sociedade para a reflexão e discussão deste bem inevitável para vida.



Comentários