...

   Notícias


20/03/2014

   Abertura Oficial do Seminário da Água - Tecnologias Socias para a Gestão da Água


Na noite de quarta-feira (19/03) aconteceu no auditório da Universidade do Contestado – Campus Concórdia a abertura oficial do Seminário da Água, o qual é uma iniciativa  do Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA), com o apoio de importantes instituições, sendo elas: ECOPEF, Instituto Federal Catarinense, Comitê do Rio Jacutinga, Epagri, Embrapa, Centro de Divulgação Ambiental (CDA), Queimados Vivo, Consórcio Lambari, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia e Universidade do Contestado. 

Após a cerimônia oficial de abertura o evento teve inicio com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Dr. Claudio da Rocha Miranda, um dos coordenadores do TSGA, onde o mesmo enfatizou a importância de se trabalhar em redes institucionais, explanando brevemente sobre o histórico, experiências e resultados do primeiro projeto TSGA que foi realizado no período entre os anos de 2009 a 2010, e por fim, o Professor Msc Elcio Oliveira da Silva realizou uma reflexão filosófica sobre o conceito de Tecnologias Sociais.

Na sequencia o Doutor em Recursos Hídricos e Presidente do Comitê do Rio Jacutinga Sr. Vilmar Comassetto apresentou os dados da qualidade da água na bacia de abrangência do comitê, apontando problemáticas na qualidade e quantidade da água superficial e subterrânea, destacando os dados referentes ao Rio dos Queimados.

Paralelamente ao evento está aberta para visitação a exposição fotográfica “Olhares sobre a Água”, no Hall da Biblioteca do Campus da UnC. No dia 20, no bloco D da Universidade, acontecem inúmeras oficinas voltadas ao tema água.

No dia 21, a partir das 19h30min, no Auditório da UnC,haverá a Mesa Redonda “A gestão da água na sub-bacia do Rio dos Queimados", com representantes da Prefeitura, ECOPEF, Queimados Vivo e TSGA.

No sábado, a partir das 9h00min acontece no Parque Estadual Friz Plaumann, a prática do minicurso “Diagnóstico da Qualidade da Água”, com o pesquisador da Embrapa, Dr. Alexandre Mathiensen, com número de vagas limitado, os quais foram preenchidos através de contato com a extensão da UnC.

O referido evento é uma promação conjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Suínos e Aves), que em parceria desenvolvem o projeto Tecnologias  Sociais para a Gestão da Água (TSGA) com o patrocínio do Programa PETROBAS-AMBIENTAL.



Comentários