...

   Notícias


28/03/2014

   Minicurso “Diagnóstico Da Qualidade Da Água” – Parque Estadual Fritz Plaumann


No dia 22 de março, dia Mundial da Água, realizou-se no Parque Estadual Fritz Plaumann (PAEFP) as atividades práticas do minicurso “Diagnóstico da Qualidade da Água”, sendo as atividades de âmbito teórico realizadas na quinta-feira, 20 de março. A condução das oficinas foi de responsabilidade do Dr. Alexandre Matthiensen e Msc. Ricardo Steinmetz (Embrapa Suínos e Aves), contando com o especial auxílio da FATMA e ECOPEF para organização e viabilização do local.  

O minicurso que rapidamente preencheu todas as vagas disponibilizadas, fechou com chave de ouro a programação da “Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense”, iniciativa do Projeto TSGA com apoio de entidades parcerias e contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Contestado – UnC Concórdia.

Na oportunidade, foram realizadas coletas de água no Rio dos Queimados (Reservatório da Usina Hidrelétrica Itá) e no curso tributário, o Lajeado Cruzeiro, córrego que possui suas nascentes na comunidade rural de Sede Brum, adentrando na área do Parque até sua foz no Rio dos Queimados. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se os diferentes métodos utilizados para analises da qualidade da água e as ferramentas empregadas para a avaliação dos parâmetros físico-químicos, a exemplo da Sonda Multiparâmetros portátil e kits para análises em campo.

Ademais, realizaram-se técnicas de coleta de amostras para análise da qualidade da água, a coleta de fitoplânctons e a identificação com auxílio de microscópio de microalgas e cianobactérias contidas nos corpos hídricos contemplados na ação.

A avaliação, de acordo com os acadêmicos, foi positiva e o minicurso de forma geral pôde agregar além de conhecimento teórico, o envolvimento direto dos alunos, permitindo domínio de métodos para análise da qualidade da água, contribuindo na formação acadêmica e atuação profissional dos mesmos.

Contudo, a Unidade de Conservação cumpre com o seu papel, envolvendo técnicos e profissionais contidos no seu território, oportunizando, difundindo e replicando práticas de conhecimento, a fim de aproximar o público acadêmico e sociedade em geral, para a valorização deste importante espaço natural protegido.         



Comentários