...

   Notícias


05/04/2014

   Alunos da Escola Francisco Bagatini estudam o Sistema Solar


A Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini, parceira da Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann – ECOPEF em projetos de educação e conscientização ambiental, está inserida na comunidade de Sede Brum – Zona de Amortecimento desta Unidade de Conservação (PAEFP).

A ECOPEF desenvolve com os alunos da escola, desde 2008, práticas de incentivo a educação ambiental, social e cultural e como conseqüência, influência de forma positiva os alunos a tornarem-se formadores de opinião.

Vários trabalhos desenvolvidos em sala de aula por iniciativa dos professores tornam-se de relevante destaque. Foi através do interesse demonstrado por alunos do 4º ano, sob orientação da professora Joana, no mês de março houve ampla discussão sobre a caracterização do sistema solar.

Foram elaborados pelos próprios alunos cartazes com as descobertas e conceitos obtidos, bem como algumas das principais curiosidades estudadas pelas crianças. Os alunos destacam que o planeta terra é coberto por 70% de água dos Oceanos, sem considerar os rios e mares que ficam na parte seca do Planeta. E tem um campo de força que se chama magnetosfera, ou seja, um campo magnético que nos protege de várias radiações e principalmente do Sol; Em Mercúrio um dia seria equivalente há 59 dias na Terra;

Ademais, destaca-se a confecção de um Planetário, onde os alunos puderam compreender, de forma simples e prática, como ocorre a composição do Sistema Solar.

Através de atividades como essa reflete-se a importância de integrar os alunos em dinâmicas interativas e práticas, aprofundando o conhecimento, a exemplo dos projetos que envolvem a ECOPEF e Escola Francisco Bagatini em especial os trabalhos realizados atualmente no Monitoramento da Qualidade da Água do Lajeado Cruzeiro.

 



Comentários