...

   Notícias


17/05/2014

   Universidade Federal da Fronteira Sul realiza visita no PAEFP


O Parque Estadual Fritz Plaumann destaca-se como primeira e única Unidade de Conservação do estado de Santa Catarina destinado a proteção integral da Floresta Estacional Decidual (Floresta do Rio Uruguai) e se encontra, desde 2007, aberto ao público para diversas finalidades através da parceria estabelecida para gestão da UC entre FATMA (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) e ECOPEF (Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann).

A Floresta Estacional Decidual evidencia-se como um ecossistema pertencente ao domínio da Mata Atlântica, conceituado como um dos biomas mais ricos do mundo, em termos de biodiversidade, e ao mesmo tempo, o mais ameaçado de extinção. Dessa forma, o PAEFP engrandece-se por proporcionar aos diferentes públicos da região atividades destinadas a pesquisa científica, educação e interpretação ambiental e turismo ecológico.

No dia 16/05, última sexta-feira, a equipe técnica da ECOPEF recebeu nas dependências da UC a visita de um grupo de acadêmicos (12 alunos) do Programa de Pós-Graduação – Mestrado, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim. O grupo, coordenado pela Professora Dra. Marília Hartmann teve como objetivo especial, além de atividades de educação e interpretação ambiental, a realização de práticas de campo, a exemplo a Identificação de amostras da Flora e Monitoramento de Fauna.

A atividade foi realizada no período vespertino e noturno, contemplando assim os objetivos das atividades propostas pela turma.

Para tanto, acentua-se a importância do PAEFP, bem como da receptividade/auxílio realizada pela ECOPEF, na busca contínua de grupos de estudantes de Escolas e Universidades direcionados a ações específicas e práticas de campo aplicando o conhecimento e conteúdos ministrados em sala.



Comentários