...

   Notícias


28/06/2014

   Monitoramento das Condições Climáticas - Parque Estadual Fritz Plaumann


Os altos índices pluviométricos ocorridos nos últimos dias no oeste catarinense vem sendo registrados diariamente no Parque Fritz Plaumann, através do monitoramento desenvolvido pela ECOPEF. Os dados advêm da Estação Meteorológica Digital (Marca:La Crosse Technology, Modelo: WS2815U-IT) adquirida por meio do projeto “Monitoramento da Qualidade da Água do Lajeado Cruzeiro”, o qual, além de oportunizar o monitoramento participativo da qualidade do Lajeado Cruzeiro (afluente do Rio dos Queimados) que envolve alunos do entorno do Parque, contou com recursos financeiros para aquisição da mesma.

Os recursos financeiros provêm da parceria com a Promotoria de Justiça Federal idealizado através de um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC.

A estação além de contabilizar a precipitação pluviométrica, permite monitorar a cada duas horas a velocidade e direção do vento (anemômetro), a temperatura e umidade do ar (termo-higromêtro) e um receptor wireless e software para armazenamento dos dados climatológicos.

Destaca-se que até as 00h00min do dia 25 de junho havia sido registrado 102,6mm de chuva no mês de junho.

Do dia 25 até as 9h00 do dia 28 (publicação desta matéria), o montante de chuva atingiu 338,7mm, totalizando 441,3mm neste mês. Ainda, no dia 26, no período das 12h00min as 16h00min ocorreu o regime de chuva mais intensa, sendo registrado 51,7mm.



Comentários