...

   Notícias


16/07/2014

   Realização da oficina: Conhecendo a Fauna Silvestre – Parque Estadual Fritz Plaumann


No dia 11 de julho no Centro de Visitantes e Trilhas do Parque Estadual Fritz Plaumann, a ECOPEF e FATMA deram início a “Oficina: Conhecendo a Fauna Silvestre – Parque Estadual Fritz Plaumann”, envolvendo as Escolas de Ensino Fundamental Francisco Bagatini da comunidade rural de Sede Brum e Freya Hoffmann Wettengel do Distrito de Presidente Kennedy, ambas inseridas no entorno do respectivo Parque.

A Oficina esta contida na parceria financeira entre a ECOPEF e a Coopercarga Logística através do “Projeto: Cooperação Financeira para Promoção e Divulgação em Eventos Midiáticos e de Educação Ambiental do Parque Estadual Fritz Plaumann”. O seu objetivo principal é contribuir para valorização e conservação da fauna silvestre através de palestra, repasse de técnicas e ferramentas de identificação da fauna e jogos lúdicos para aplicação e associação dos conhecimentos. Ainda a Oficina em questão é uma resposta educacional para a mitigação dos altos índices de crimes ambientais praticados no Parque, em especial a prática de caça, estes registrados desde meados de 2008 através do Monitoramento Mensal desenvolvidos pela Gestão da Unidade de Conservação.

As atividades integradas a Oficina foram planejadas de maneira com que os alunos conheçam características e detalhes relacionados às aves e mamíferos, bem como, aspectos ligados a diversidade e a distribuição comparada no território brasileiro, Bioma Mata Atlântica, no estado de Santa Catarina e na área do Parque Estadual Fritz Plaumann.

A Trilha do Lajeado Cruzeiro foi utilizada para demonstração do uso de armadilha fotográfica como ferramenta de monitoramento e confecção de moldes de pegadas da fauna silvestre, finalizando com a aplicação através de jogo lúdico (tabuleiro ao “ar livre”) envolvendo representes da fauna e os respectivos conhecimentos adquiridos pelas atividades anteriores.

Na oportunidade esteve presente, representante da Comissão de Sustentabilidade da Coopercaga Logística, enaltecendo o evento e acentuando aos integrantes do projeto a importância da parceria realizada para fins educacionais e socioambientais. Ao término da Oficina foram entregues aos participantes uma lembrança através de quebra-cabeças com imagens alusivas a fauna encontrada no Parque.



Comentários