...

   Notícias


07/08/2014

   ECOPEF coordena projeto “Monitoramento da Qualidade da Água do Lajeado Cruzeiro” realizado por


Em prossecução ao projeto de monitoramento da qualidade da água do Lajeado Cruzeiro, o mês de agosto de 2014 contemplou em sua execução, nos dias 06 e 07, a participação dos alunos do 8º ano da Escola Municipal Valentin Bernardi, localizada no município de Itá/SC.

A realização do Projeto ocorre mensalmente através da parceria estabelecida entre ECOPEF, Ministério Público Federal – MPF e Ministério Público do Estado de Santa Catarina – MPE/SC, os quais subsidiam financeiramente o Projeto via termo de ajustamento de conduta extrajudicial.

Com o objetivo de realizar as atividades referentes ao monitoramento do principal curso d’água inserido na Unidade de Conservação e entorno em seus 4 pontos pré-definidos, os 35 alunos e 2 professores tiveram a oportunidade inclusive de conhecer alguns atrativos e receber informações relevantes do Parque Estadual Fritz Plaumann.

As análises da água do Lajeado Cruzeiro sucederam-se pelos próprios alunos, divididos em dois grupos sob coordenação de técnicos da ECOPEF, mediante o uso do Ecokit, ferramenta de educação ambiental de fácil manuseio, a qual possibilita a análise de parâmetros físico-químicos como a amônia, dureza total, cloro, ferro, pH, turbidez, oxigênio dissolvido.  Houve ainda, a coleta de água nos 4 pontos para análises laboratoriais. Ao final da atividade a ECOPEF sorteou algumas camisetas do projeto aos alunos participantes.



Comentários