...

   Notícias


09/10/2014

   Curso de Ciências Biológicas da UnC realiza atividade noturna na Unidade de Conservação


Entre os dias 03 e 04 de outubro, a ECOPEF recepcionou no Parque Estadual Fritz Plaumann as turmas de 2ª e 6ª fase do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Contestado – UnC,  campus de Concórdia.  A visita teve por objetivo a execução de atividades práticas coordenadas pela ECOPEF e desenvolvidas em parceria com o colegiado do curso.

Para dar início ao cronograma, na noite de sexta-feira, os acadêmicos participaram de uma palestra ministrada pelos técnicos da ECOPEF enfatizando os resultados do novo Plano de Manejo em vigor na Unidade de Conservação, além de apresentar dados sobre a fauna e flora local. Em seguida realizou-se uma saída a campo com duração aproximada de 2 horas, cujo objetivo foi a realização de uma trilha noturna na busca ativa por mamíferos, aves e anfíbios e instalação de armadilha fotográfica.

No sábado pela manhã, a Trilha da Canafístula foi utilizada para observação e explanação sobre a fauna representativa da Floresta Estacional Decidual em especial o registro e identificação das avifauna. Ao final da atividade o grupo, com auxílio e contribuição de técnicos identificou através de visualização e vocalização aproximadamente quarenta espécies da avifauna, além de importantes espécies arbóreas.

Como parte final das atividades, aos graduandos foi oportunizado o conhecimento do programa Restauração e Conservação da Mata Ciliar do Lajeado Cruzeiro na propriedade da família Gheno. Na ocasião os alunos puderam compreender as etapas do projeto coordenado pela ECOPEF, bem como as técnicas de restauração utilizadas para a ação. O encerramento se deu através de um almoço na casa da família Macagnan, propriedade localizada no entorno da UC.

O desenvolvimento destas atividades ocorreu por iniciativa da coordenação e colegiado do curso de Ciências Biológicas da UnC, campus Concórdia em parceria com a ECOPEF e FATMA. Desta forma, cabe ressaltar a importância do Parque Estadual Fritz Plaumann como sítio de pesquisa, principalmente dos cursos ligados a área ambiental, evidenciando o potencial de conhecimento e replicação de aprendizado que nele se encontra.



Comentários