...

   Notícias


19/10/2014

   ECOPEF participa do curso de Saneamento Rural promovido pelo TSGA


Na semana que se passou, a ECOPEF teve participação no curso de Saneamento Rural, oferecido pelo Projeto Tecnologias Sociais para Gestão da Água – TSGA, realizado na sede da Embrapa Suínos e Aves no município de Concórdia.

O curso objetivou a capacitação e troca de experiências entre diferentes profissionais da região, referenciando os principais componentes do saneamento básico, sendo eles princípios e técnicas de tratamento e abastecimento de água, tratamento de esgotos e o gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos, com aspectos direcionados à realidade do meio rural.

Além da explanação teórica, o curso proporcionou duas visitas técnicas, uma para conhecer os sistemas de tratamento de efluentes e compostagem da Embrapa e outra ao Aterro Sanitário do município de Concórdia, localizado na comunidade de Engenho Velho.

O desenvolvimento do Projeto TSGA realiza-se através da parceria entre Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Suínos e Aves), recebendo subsídio financeiro da Petrobrás. Ademais, recebe apoio de diversas instituições, dentre elas a ECOPEF.

O curso foi uma das ações do Projeto e mostra-se como um importante potencial de desenvolvimento, conscientização e capacitação técnica visando aspectos de saneamento e gestão para a região.

 



Comentários