...

   Notícias


30/10/2014

   Visita de conselheiros e moradores do entorno do Parque Natural Municipal Teixeira Soares


No ultimo sábado (25) a Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann (ECOPEF) recepcionou e conduziu, em período integral, nas estruturas de visitação do Parque Estadual Fritz Plaumann (PAEFP) uma equipe proveniente do Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares, do município de Marcelino Ramos/RS. O grupo, formado em sua maioria por membros do Conselho Consultivo e moradores do entorno da Unidade de Conservação, realizou a visita com o foco voltado aos trabalhos de gestão desenvolvidos pela ECOPEF em parceria com a Fundação de Meio Ambiente (FATMA), desde sua abertura oficial para visitação em novembro de 2007.

No período matutino foi realizada a visita técnica no interior do Parque através dos trabalhos de educação e interpretação ambiental, desenvolvidos pela ECOPEF utilizando a sala de exposições e o sistema de trilhas contido na Unidade. No auditório através de apresentação específica, explanou-se sobre os detalhes condizentes ao Programa de Uso Público e outras iniciativas e projetos desenvolvidos. Já no período vespertino buscou-se valorizar projetos socioambientais e iniciativas contidas no entorno e/ou zona de amortecimento do Parque, a exemplo do Projeto de Restauração e Conservação da Mata Ciliar do Lajeado Cruzeiro desenvolvido em parceria com agricultores ribeirinhos, a visita à indústria de processamento de erva-mate da Família Gheno, finalizando com um café colonial e visita a Agroindústria da Família Macagnan.        

O Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares abrange uma área de aproximadamente 429 hectares, criado sob compensação ambiental da Usina Hidrelétrica Itá, assim como o Parque catarinense.

Atualmente, o Parque Natural Municipal encontra-se em estágio de implantação das suas estruturas de uso público e pesquisa, sendo que a iniciativa de visitação buscou proporcionar troca de experiência entre conselheiros e interessados no que refere-se à gestão das Unidades de Conservação, visando a abertura para visitação deste importante Parque Municipal, o qual representa um grande potencial para educação ambiental e o ecoturismo, bem como o desenvolvimento de ações em parceria entre as Unidades.     



Comentários