...

   Notícias


13/11/2014

   Curso de Biologia da UnC desenvolve trabalho de campo do PAEFP


No ultimo domingo (09), a ECOPEF recepcionou no Parque Estadual Fritz Plaumann um grupo de alunos da 2ª fase do colegiado do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Contestado – UnC, campus  Concórdia/SC. A visita teve por objetivo a realização de práticas de identificação de espécies arbóreas da Floresta Estacional Decidual através do projeto “Árvores do Rio Uruguai” desenvolvido pelos alunos e pela professora Marcela Adriana de Souza Leite para a disciplina de Anatomia e Histologia Vegetal.

O Parque Estadual Fritz Plaumann foi escolhido para atividade por ser a única Unidade de Conservação - UC em Santa Catarina a proteger e conservar remanescentes da Floresta Estacional Decidual, comumente conhecida como Floresta do Rio Uruguai.

O projeto constituiu no estudo de doze espécies vegetais nativas e representativas desta formação florestal com foco para a morfologia da planta, uso medicinal, distribuição geográfica, grau de ameaça e aproveitamento da espécie pela fauna da UC, sendo elas o cedro, grápia, canafístula, angico-vermelho, corticeira-da-serra, canela sassafrás, camboatá-branco, camboatá-vermelho, palmeira-jerivá, jaborandi, açoita-cavalo e a canjerana.

Na oportunidade, os alunos percorreram as Trilhas do Lajeado Cruzeiro e da Canafístula em busca ativa pelos exemplares e identificação dos mesmos. No decorrer da disciplina em sala de aula, cada acadêmico ficou responsável por pesquisar a respeito de uma das espécies, utilizando esta visita ao Parque para a apresentação final dos trabalhos. O grupo ainda realizou visita ao entorno do Parque em uma das propriedades rurais situadas na Zona de Amortecimento da UC.

O desenvolvimento deste trabalho ocorreu através de parceria entre a ECOPEF e FATMA e o colegiado do curso de Ciências Biológicas da UnC – Concórdia, o qual vem utilizando o PE Fritz Plaumann como espaço para aulas de campo, ressaltando a importância desta Unidade como sítio de pesquisa e replicação de conhecimento.

 



Comentários