...

   Notícias


20/02/2015

   Projeto “Restauração e Conservação da Mata Ciliar do Lajeado Cruzeiro II”


O Projeto “Restauração e Conservação da Mata Ciliar do Lajeado Cruzeiro Fase II” será realizado neste ano de 2015 em sua segunda fase, mediante respaldo financeiro e apoio do projeto Tecnologias Sociais para Gestão da Água – TSGA via Fundação e Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU, tendo a Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann – ECOPEF como responsável por sua execução e apoio da Embrapa Suínos e Aves e FATMA.

A fase I do projeto, realizado pela ECOPEF com apoio da FATMA, compreendeu o ano de 2012 e rematou um total de 35.000,00m² de área isolada e protegida. Para tanto, a extensão deste projeto cumpre com o mesmo objetivo de promover a recuperação e conservação das áreas de preservação permanente (APP) da microbacia hidrográfica do Lajeado Cruzeiro, através do engajamento participativo dos moradores ribeirinhos do entorno da Unidade de Conservação.

Além disso, de suma importância ressaltar a contribuição do projeto no apoio a regularização das propriedades rurais frente ao Novo Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651 de 25 de maio de 2012), enquadramento no Cadastro Ambiental Rural (CAR), continuidade na adequação ambiental das mesmas e a formação de corredores ecológicos. Vale destacar inclusive, o respaldo obtido no Plano de Manejo do Parque Estadual Fritz Plaumann fase II, o qual prioriza em suas ações de manejo a proteção do Lajeado Cruzeiro.

Ações como esta contribuem efetivamente para a sustentabilidade da gestão do Parque e desenvolvimento do território onde a Unidade de Conservação está inserida.



Comentários