...

   Notícias


28/02/2015

   Apresentação Pública do Projeto “Restauração e Conservação do Lajeado Cruzeiro - Fase II”


Em conformidade às ações iniciais previstas para implementação do Projeto de Restauração e Conservação do Lajeado Cruzeiro – Fase II, na noite de terça-feira, 24 de fevereiro, realizou-se no centro comunitário de Sede Brum uma reunião junto à comunidade local. A ocasião teve como pauta o Cadastro Ambiental Rural – CAR, os trabalhos realizados até o presente momento condizente à proteção da microbacia hidrográfica do Lajeado Cruzeiro e o Projeto Restauração e Conservação do Lajeado Cruzeiro Fase I e Fase II.

Na oportunidade estiveram presentes agricultores da comunidade de Sede Brum, técnicos da Ecopef, servidores da Embrapa Suínos e Aves, técnicos do projeto TSGA, gerente geral do Consórcio Itá, Secretário Municipal da Agricultura e Engº. Agrônomo da Prefeitura Municipal de Concórdia.

A noite iniciou com uma breve explanação, ministrada pelo Secretário Municipal da Agricultura e o Engº Agrônomo, referente ao Cadastro Ambiental Rural, regularização ambiental dos imóveis rurais, bem como alguns esclarecimentos, informações e benefícios oferecidos pela administração municipal afim de contribuir com as necessidades dos agricultores neste sentido.

Na sequência, técnicos da Ecopef apresentaram alguns resultados e ações desenvolvidas ao longo dos últimos anos, as quais visaram conhecer as questões ambientais intrínsecas do Lajeado Cruzeiro e aa região do entorno do parque. Foram relembradas também as etapas e conquistas obtidas no Projeto de recuperação da Mata Ciliar fase I, realizado em seis propriedades rurais, e a proposta para o Projeto Fase II.

Como encaminhamento desta reunião, obteve-se a inserção de duas propriedades rurais nesta nova etapa do projeto, as quais foram escolhidas democraticamente e deforma voluntária, publicamente em conjunto com os presentes.

A partir de agora o projeto apoiado financeiramente pelo Projeto TSGA seguirá o cronograma de implementação, tendo como prazo de finalização das atividades e encerramento o próprio ano de 2015.



Comentários