...

   Notícias


05/03/2015

   ECOPEF participa do Workshop Técnico sobre Políticas Públicas para as UCs de SC


A Caipora Cooperativa para Conservação da Natureza, em parceria com a Ecopef e Fatma, através do projeto de Fortalecimento dos Mecanismos de Gestão do Parque Estadual Fritz Plaumann, financiado pelo FUNBIO (Fundo Brasileiro para Biodiversidade) realizaram no dia 26 de fevereiro de 2015 um workshop técnico sobre “Políticas Públicas para as Unidades de Conservação de SC – Novos Rumos e Desafios”.

A atividade foi realizada em Florianópolis das 8h00 as 19h00 e contou com a participação de aproximadamente 30 técnicos ligados a gestão de Unidades de Conservação (UC) de Santa Catarina.

O objetivo foi debater as politicas públicas para as UC’s catarinenses a partir das experiências de implementação do Parque Estadual Fritz Plaumann, tendo como tema a estrutura organizacional, custos e dotação orçamentária, gestão compartilhada e outros instrumentos de colaboração, exploração comercial de bens e serviços, monitoramentos e fiscalização.

O workshop iniciou com a recepção e apresentação dos objetivos e programação do evento, na sequencia uma explanação sobre o marco legal das UC’s de SC, evolução e implementação. Após esta abordagem os participantes conheceram um pouco mais sobre o modelo implantado no Parque Estadual Fritz Plaumann, através das apresentações temáticas da ECOPEF, versando sobre os resultados da mobilização de recursos e parceiros e os monitoramentos realizados nesta UC.

Num segundo momento os participantes foram divididos em pequenos grupos de trabalho por temas, onde cada um pode expor suas perspectivas e experiências para contribuir com cada objetivo e área de atuação das UC’s. Posteriormente cada grupo apresentou suas contribuições, sistematizou-se os encaminhamentos e estabeleceu-se um documento base para ilustrar a gerencia da Fatma as área prioritárias para implementação de ações nas Unidades de Conservação estaduais.



Comentários