...

   Notícias


12/03/2015

   Monitoramento da qualidade da água do Lajeado Cruzeiro


Em continuidade ao monitoramento da qualidade da água do Lajeado Cruzeiro, a equipe técnica da Ecopef realizou na manhã desta quarta-feira (11), coleta e análise deste importante curso d’água inserido no Parque Estadual Fritz Plaumann e seu entorno.

A atividade baseia-se na utilização de ferramenta de campo para verificação de diversos parâmetros físico-químicos presentes na água. Na ocasião, foram coletadas amostras em quatro pontos distintos no curso principal do Lajeado Cruzeiro, abrangendo desde a nascente à foz, incorporando Zona de Amortecimento e interior da Unidade de Conservação. As analises verificam diversos parâmetros, tais como amônia, pH, oxigênio dissolvido e ferro, expressando os níveis presentes em cada ponto.

A água é um bem comum, e o monitoramento de suas características permite maior compreensão de sua real situação a fim de que se desenvolvam estratégias para minimizar os impactos ambientais nas bacias hidrográficas.

 Através da execução deste trabalho é possível avaliar as condições da água do Lajeado Cruzeiro em toda a sua extensão, verificando a necessidade da implementação de ações para melhoria de sua qualidade, bem como beneficiar as populações humanas, animais e vegetais em seu entorno.



Comentários