...

   Notícias


14/03/2015

   IV Semana Da Água do Alto Uruguai Catarinense


Com menção ao dia 22 de março, Dia Mundial da Água, foi definida a programação da IV Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense com o tema “Água e Desenvolvimento Sustentável”. Este evento é realizado anualmente com o principal objetivo de envolver e apresentar a sociedade os principais trabalhos e projetos desenvolvidos na região abrangendo este tema de suma importância para o desenvolvimento da vida.

Foram estabelecidas inúmeras atividades, dentre os dias 16 a 28 de março, envolvendo várias entidades do Alto Uruguai, como Ecopef, CDA Ambiental,  Grupo de Escoteiros Concórdia/SC, Corpo de Bombeiros Voluntários, Comitê do Rio Jacutinga, Epagri, LEO Clube, Prefeitura Municipal de Presidente Castello Branco, Prefeitura Municipal de Concórdia, Prefeitura Municipal de Ipira, Polícia Ambiental, Queimados Vivo, Consórcio Lambari, Universidade do Contestado - UnC Concórdia, JCI Concórdia,  SESC, Embrapa Suínos e Aves, TSGA – Tecnologias Sociais para a Gestão  da Água.

Serão desenvolvidas diferentes atividades durante a semana, como mostras de fotografias, palestras, seminários, entre outros. A Ecopef estará engajada, especialmente, nos dias 17, 20 e 21 de março. Na terça-feira, 17, no auditório da UnC Concórdia, mediante apresentação técnica dos principais resultados do novo Plano de Manejo do Parque Estadual Fritz Plaumann será explanado o papel dessa importante Unidade de Conservação inserida no município de Concórdia/SC para toda região, sobretudo no contexto de Desenvolvimento Sustentável.

Na sexta-feira da mesma semana, a Ecopef em parceria com a Escola de Ensino Fundamental Freya Hoffmann Wettengel, promove caminhada interpretativa e de sensibilização no entorno do Parque, em especial na comunidade rural de Linha Laudelino, juntamente com alunos do 6º, 7º e 8º ano do educandário. A atividade de caminhada culmina em visita a uma propriedade rural da comunidade para visualização e contemplação da ilha do Parque, contos e ralatos do antigo morador e explanação técnica conduzida pela Ecopef sobre características da referida área.   

Já no Sábado, dia 21 será realizada uma atividade diferenciada compreendendo outras instituições parceiras, sendo LEO Clube, Bombeiros Voluntários, JCI, Consórcio Lambari, Escoteiros e UnC Concórdia (Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciências Biológicas). Tal atividade está intitulada como “Campanha: Cuidado e Amor ao Meio Ambiente – Limpeza da área ilhada do Parque Estadual Fritz Plaumann”, a qual promete difundir, sensibilizar e promover o conhecimento pertinente ao tema através do envolvimento participativo e desenvolvimento de artigos pelos acadêmicos participantes.



Comentários