...

   Notícias


21/03/2015

   Caminhada educativa e resgate de histórias no entorno do Parque


Na manhã de sexta-feira (20), em concomitante à programação da IV Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, a equipe técnica da Ecopef, juntamente com o corpo docente e alunos da Escola Freya Hoffmann Wettengel, localizada no distrito de Presidente Kennedy, interior de Concórdia/SC, desenvolveram uma atividade diferenciada na comunidade de Linha Laudelino, entorno do Parque Estadual Fritz Plaumann.

Na ocasião, o grupo realizou uma caminhada alternativa, percorrendo aproximadamente 3km, em estrada municipal, às margens do Rio Uruguai, na área atingida pelo reservatório da Usina Hidrelétrica Itá. Durante o percurso, os alunos foram oportunizados a conhecer as áreas costeiras ao Uruguai, identificando a Zona de Amortecimento da Unidade de Conservação, a qual tem seus limites naquele espaço. O passeio encerrou-se na propriedade rural do Sr. Ernesto Kuczkowsky, um dos moradores mais antigos de Linha Laudelino o qual têm suas terras de fronte onde hoje se localiza a parte insular no Parque.

Em continuidade ao roteiro,discutiram-se questões históricas, ambientais, sociais e econômicas da região, envolvendo o público presente. Em especial, o Sr. Kuczkowsky explanou a respeito da transformação da paisagem e relatou histórias de sua vivência na região do alto Rio Uruguai.  

O objetivo da atividade se deu em propiciar aos alunos o conhecimento a cerca do histórico das antigas famílias as quais habitavam as áreas que hoje fazem parte da Unidade de Conservação; a compreensão da importância do Parque para a fauna e flora da região e o entendimento sobre as normas, limites e usos da UC, possibilitando maior aproximação e integração entre as partes envolvidas.

 O primeiro envolvimento direto da Escola Freya Hoffmann Wettengel como parceira da Ecopef realizou-se no ano de 2014 através da “Oficina: Conhecendo a Fauna Silvestre – Parque Estadual Fritz Plaumann”, e a extensão dessa parceria contribui reciprocamente na formação pessoal, escolar e profissional de todos os envolvidos, especialmente por se tratar de uma escola de âmbito rural localizada no entorno da Unidade de Conservação e de relevante importância regional.



Comentários