...

   Notícias


23/04/2015

   Técnico da ECOPEF e acadêmicos da UNC visitam wetlands em Florianópolis


Entre os dias 14 e 15 de abril, um técnico da ECOPEF juntamente a dois graduandos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNC – Concórdia estiveram em Florianópolis para conhecer práticas relacionadas ao tratamento de efluentes, mais especificamente ao sistema conhecido como wetlands (tratamento por zona de raízes).

As atividades foram conduzidas no departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária, pelo professor Dr. Pablo Heleno Sezerino (UFSC). No período matutino houveram explanações referente ao dimensionamento de wetlands, em diferentes sistemas (fluxo horizontal e vertical). Já na parte vespertina o grupo conheceu um sistema em fase final de construção, localizado no campus da UFSC, e na sequencia houve uma reunião para detalhamento do projeto que pretende ser instalado no centro de visitantes do Parque Estadual Fritz Plaumann.

Cabe destacar que a ida do grupo a Florianópolis, bem as despesas foram custeados pelo programa Tecnologias Sociais para a Gestão da Água – TSGA, o qual envolve importantes instituições como UFSC, Embrapa, Epagri e FAPEU, além do apoio financeiro da Petrobrás Ambiental.

Ressalta-se, que existe a possibilidade de se instalar uma unidade demonstrativa de um sistema de tratamento de zona raízes na sede do Parque Estadual Fritz Plaumann (via TSGA), o qual serviria tanto para Educação Ambiental, quanto para uma melhor qualidade do efluente gerado no centro de visitantes da Unidade de Conservação.

Para conhecer sobre o Programa acesse: http://tsga.ufsc.br/



Comentários