...

   Notícias


15/05/2015

   Realizado início da demarcação das áreas a serem protegidas


Na manhã do dia 12 de maio de 2015 os técnicos da Ecopef juntamente com os agricultores envolvidos no projeto “Restauração e conservação da mata ciliar do Lajeado Cruzeiro Fase II” realizaram a demarcação das áreas a serem protegidas neste curso d’água, que é um afluente do rio dos Queimados, situado na comunidade rural de Sede Brum.

A propriedade rural em questão situa-se nas áreas de nascente do Lajeado Cruzeiro, local de relevante interesse para conservação dos recursos naturais, em especial a água, drenando para o interior da unidade de conservação Parque Estadual Fritz Plaumann.

A atividade consistiu em percorrer as áreas de preservação permanente previamente definidas, realizando a medição das distancias do curso da água em relação ao local onde será implantada a cerca. Na sequencia foram fixados piquetes para demarcação, em média a cada 30 metros de distância. Nestes mesmos locais foram realizadas imagens, rastreados pontos com a utilização de GPS e anotações sobre o trecho em uma planilha de campo específica.

A próxima etapa prevista para esta propriedade é a instalação das cercas, para posterior realização dos procedimentos de restauração das áreas degradadas.



Comentários