...

   Notícias


03/06/2015

   Acadêmicos da UnC - Concórdia/SC realizam aula de campo no Parque


O Parque Estadual Fritz Plaumann é palco para diversas atividades entre educação ambiental, ecoturismo e pesquisa científica, este último evidenciado através das visitas técnicas mediadas por meio de Universidades.

Fechando os agendamentos do mês de maio, e Ecopef recepcionou a turma de 3ª fase do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Contestado – UnC, campus Concórdia/SC, no último sábado, dia 30. Com a proposta de trabalhar as interações ecológicas entre fungos, algas e plantas na Floresta Estacional Decidual, o grupo passou o dia na Unidade de Conservação, percorrendo duas trilhas para realização das atividades de campo.

Pela manhã, os acadêmicos foram contemplados com uma breve apresentação audiovisual ministrada pela equipe da Ecopef, tendo como tema “sugestões para o manejo da espécie exótica invasora Hovenia dulcis, mais conhecida como Uva-do-Japão”. Os dados apresentados foram obtidos através de pesquisa realizada na Unidade, pelo Instituto Hórus e pela Dra. Michele de Sá Dechoum. 

Logo após, os alunos, acompanhados do professor e coordenador do curso MSc. Jonatas Alves e de um monitor da Ecopef, seguiram para as técnicas de campo em trilha, na busca ativa pela identificação de espécies exóticas, além da verificação de interações entre os organismos estudados, como a presença de plantas epífitas (estabelecidas em cima de árvores) ou a herbívoria (predação de plantas por insetos).

Ao meio dia, a programação contou com almoço na propriedade da Família Macagnan, sediada no entorno da Unidade de Conservação, colaborando, desta forma, para o turismo rural regional.

Propostas como esta, demonstram o potencial que o Parque oferta em conhecimento através de pesquisas e visitas técnicas, evidenciando a importância da Unidade na construção do saber em suas várias escalas, seja na educação infantil ou no ensino superior.



Comentários