...

   Notícias


26/09/2015

   Ecopef e Gelnex formalizam convênio para “Oficina da Água”


Educação ambiental e diversão, esta é a proposta do projeto “Oficina da Água” programado para sua execução neste segundo semestre de 2015. O projeto, realizado pela Ecopef com a anuência da FATMA e o apoio financeiro da empresa Gelnex - The Gelatin Specialists, apresenta como objetivos o envolvimento de aproximadamente 600 alunos da rede de ensino da Amauc, a capacitação dos mesmos sobre aspectos relacionados à água e, ainda, a contribuição com a percepção do público envolvido quanto à importância da Unidade de Conservação (UC) – Parque Estadual Fritz Plaumann para o território.

Ademais, cabe ressaltar a renovação da parceria Gelnex e Ecopef na continuidade de mais um importante projeto, sendo este um fator fundamental no cumprimento das prerrogativas contidas no Plano de Manejo fase II do Parque Estadual Fritz Plaumann.

Como forma de introduzir o projeto, realizou-se no dia 25 de setembro a primeira Oficina da Água, envolvendo 30 alunos do 6º ano da Escola de Educação Básica Deodoro, situada no município de Concórdia/SC.

A atividade realizou-se na sede do Parque, sendo disponibilizadas aos alunos diferentes atividades. O início ocorreu a partir da Sala de Exposição seguida por uma apresentação teórica, a qual abordou aspectos e a importância da água e dos recursos naturais, bem como as interferências do ser humano na qualidade destes.

Na sequência, os alunos com a supervisão da Ecopef, manusearam a ferramenta educacional Ecokit, utilizada no monitoramento da qualidade da água de forma didática, utilizando-se de amostras de água coletadas na trilha do Lajeado Cruzeiro no próprio lajeado (principal curso de água inserido na UC).

Após o conhecimento técnico e prático das atividades, os mesmo participaram de um jogo de tabuleiro em tamanho gigante, produzido para estimular o processo de ensino e aprendizagem sobre os recursos naturais e a sustentabilidade de seu uso.

Além disso, a parceria no projeto disponibilizou a premiação de squeezes a todos os envolvidos, visando incentivar a continuidade do processo de educação ambiental.



Comentários