...

   Notícias


08/10/2015

   Ecopef realiza intercâmbio no Parque Teixeira Soares


A Ecopef realizou visita técnica no dia 29 de setembro, ao Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares, localizado no município de Marcelino Ramos/RS.

O Parque é uma Unidade de Conservação (UC) com aproximadamente 423 hectares, criado no ano de 2008 e aberto à visitação há menos de dois meses. A UC protege e conserva remanescentes da Floresta Estacional Decidual do rio Uruguai e assim como o Parque Estadual Fritz Plaumann (PAEFP), em Concórdia/SC, é fruto de medida compensatória pela construção da Usina Hidrelétrica Itá, com base nos impactos ambientais ocorridos nos dois estados.

A Ecopef atua como cogestora da UC catarinense através da parceria com a Fundação do Meio Ambiente – Fatma desde o ano de 2007.  Com base em sua experiência a frente dos programas e projetos implementados nesta UC, em especial o atendimento ao publico, a visita ao Parque Teixeira Soares teve por objetivo oportunizar a troca de experiências com a equipe local, sendo realizadas visitas ao sistema de trilhas e áreas de uso publico do Parque.

A integração das equipes de trabalho fortalece as ações e projetos a serem desenvolvidos nas duas Unidades de Conservação, alcançando benefícios mútuos e demonstrando os potenciais de ambas. O papel das equipes de gestão é fundamental para a manutenção das atividades, mantendo os parques em funcionamento e consolidando a importância das UC’s como catalizadores de conhecimento, turismo e lazer.



Comentários