...

   Notícias


19/11/2015

   Avaliação e principais resultados do 8º Aniversário de Visitação do Parque


Na semana que passou foram realizadas diversas atividades alusivas ao 8º Aniversário de Visitação do Parque Estadual Fritz Plaumann, sendo envolvidas aproximadamente 800 pessoas durante todo evento.

O início da programação ocorreu na quarta-feira, dia 11 com a Oficina da Água. Essa atividade envolveu 71 alunos do 6º à 9º ano de duas escolas, uma situada no município de Jaborá (SC) e outra vizinha ao Parque, localizada na comunidade de Linha Sede Brum, Concórdia (SC).

No segundo dia (12/11) foi desenvolvida uma oficina de identificação de espécies arbóreas representativas da Floresta do Rio Uruguai, tendo em vista sua importância para o território. A oficina compreendeu atividades práticas e teóricas com 18 participantes, profissionais da área técnica, sendo essa uma realização da Ecopef em parceria com o Centro de Divulgação Ambiental – CDA e Usina Hidrelétrica– UHE Itá.

O terceiro dia (13/11) foi destinado à participação dos integrantes do Conselho Consultivo da Unidade de Conservação (UC), composto por 20 organizações. Assim, foram realizadas visitas às três comunidades pertencentes à zona de amortecimento da UC; Linha Laudelino, Sede Brum e Porto Brum. A tarde foi realizada uma assembleia geral ordinária objetivando a discussão dos principais resultados de 2015 e ações previstas para 2016.

No sábado, como em outros aniversários, ocorreu uma visita institucional ao Parque. Desta vez envolvendo 32 colaboradores da empresa Gelnex Gelatin Specialists, fortalecendo a parceria estabelecida entre Ecopef e Gelnex desde o ano de 2013. A visita foi realizada na UC envolvendo diversas atividades, incluindo o Jogo da Água e finalizada com um café colonial em uma propriedade rural do entorno.

Como desfecho e maior atrativo da programação, no domingo foram ofertadas diversas atividades gratuitas no Parque Estadual Fritz Plaumann, além de um almoço comemorativo na comunidade de Linha Sede Brum. Foram recebidos aproximadamente 630 visitantes, que participaram do passeio de barco pelo reservatório do rio dos Queimados – UHE Itá, Feira de produtos da agricultura familiar do entorno da UC e trilhas com os guias mirins, alunos da Escola Francisco Bagatini de Linha Sede Brum.

O evento, realizado pela Ecopef e Fatma, contou com o apoio financeiro do Consórcio Itá, Complexo de Serviços – Unimed Concórdia, Gelnex Gelatin Specialists e Erva Mate Gheno. Ainda, teve parceria da Escola de Educação Fundamental Francisco Bagatini, Cooperativa para Conservação da Natureza – Caipora, Epagri, Conselho Consultivo do Parque Estadual Fritz Plaumann, Associação dos Vizinhos do PAEFP – Avipe, Centro de Divulgação Ambiental – CDA, Associação dos moradores e Ser Juventude de Linha Sede Brum, Águas do Oeste Catarinense, Projeto Tecnologias Sociais par Gestão da Água – TSGA e Rádios 96 e Rural de Concórdia.

A Ecopef e a Fatma agradecem a todos os parceiros e visitantes que abrilhantaram mais um evento realizado nesta importante Unidade de Conservação.



Comentários