...

   Notícias


04/12/2015

   Reunião de avaliação do Projeto TSGA II (Concórdia SC).


No dia 03 de dezembro de 2015, reuniram-se pela manhã, na sede da Embrapa Suínos e Aves  (Concórdia – SC), representantes de instituições parceiras no programa Tecnologias Sociais para  a Gestão da Água (TSGA II), sendo tais instituições: Comitê do Rio Jacutinga, CDA Ambiental, Embrapa , Rede Guarani Serra-Geral e ECOPEF juntamente com o coordenador do programa no estado de Santa Catarina, Dr. Paulo Belli (UFSC).

Durante o período matutino, foram apresentados os principais resultados, e houve avaliação do projeto TSGA II, em âmbito de atuação regional.

No período vespertino, realizou-se visita ao Parque Estadual Fritz Plaumann, onde o coordenador do programa recebeu informações referentes a Unidade de Conservação, e trabalhos desenvolvidos pela FATMA E ECOPEF, visitou a trilha do Lajeado Cruzeiro e também conheceu a unidade demonstrativa de sistema de tratamento de efluentes por zona de raízes (wetlands) e cisterna, estas viabilizadas a partir da parceria entre TSGA, Embrapa, FATMA e ECOPEF.

Posterior a visita ao Parque, o grupo seguiu para uma das propriedades rurais contempladas no projeto através da realização do cercamento da mata-ciliar, onde pode-se conhecer as áreas de preservação permanente protegidas, no curso principal do Lajeado Cruzeiro e também de seus afluentes. Nestas áreas já foram aplicadas as técnicas de restauração de áreas degradas (metodologia proposta pelo Dr. Admir Reis) “imitando a natureza”.

As parcerias estabelecidas entre as diferentes instituições formam uma rede de atuação capaz de promulgar importantes projetos e iniciativas que visam a melhoria social, econômica e ambiental da região.



Comentários