...

   Notícias


10/03/2018

   Programa Guias Mirins do Parque proporciona Viagem de Estudos


Nos dias 6 e 7 de março, ocorreu mais uma edição da Viagem de Estudos dos Guias Mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann, projeto coordenado pela Ecopef - Equipe Cogestora do Parque Estadual Fritz Plaumann, sob anuência do Instituto do Maio Ambiente - IMA, em parceria com a Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini, sob-recursos captados da Empresa Engie Energia através de dedução fiscal pelo Fundo Municipal para a Infância e Adolescência – FIA.
Com os objetivos voltados a sensibilização ambiental através da realização de viagens de estudos, a iniciativa contemplou alunos do ensino fundamental e médio, filhos de agricultores familiares residentes no entorno do Parque, unidade de conservação, localizada no município de Concórdia/SC.
A Viagem foi destinada, em especial, aos alunos da Escola Francisco Bagatini, os quais desempenharam papel de guias mirins nas trilhas interpretativas do Parque, durante os eventos de aniversário de visitação da unidade de conservação, realizados anualmente no mês de novembro.
A viagem de estudos buscou valorizar atrativos de cunho social, cultural e ambiental nos municípios de Ametista do Sul/RS e Derrubadas/RS. Em dois dias de programação, os guias mirins foram oportunizados a conhecer A Igreja Matriz São Gabriel, a Piramide Esotérica e um garimpo de ametistas em atividade, inteirando-se com diferentes atrativos e conhecendo sua importância no contexto social. Em continuidade, visitaram o Parque Estadual do Turvo, unidade de conservação de proteção integral situada em Derrubadas, o qual representa um dos últimos refúgios no RS para espécies ameaçadas de extinção como as onças parda e pintada, a anta e harpia. Nesta oportunidade, os alunos conheceram as estruturas de visitação do Parque, compreendendo a visita ao centro de visitantes e percorrendo áreas de floresta da unidade, além disso, puderam conhecer o famoso Salto do Yucumã, considerada a maior cachoeira longitudinal do mundo.



Comentários