...

   Notícias


14/03/2018

   Coleta de resíduos na Ilha do Parque integra atividades da VII Semana da Água


Integrada a programação da VII Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, na manhã do dia 10 de março de 2018, ocorreu mais uma edição da Coleta e Triagem de Resíduos Sólidos da Ilha do Parque Estadual Fritz Plaumann, na área alagada da foz do Rio dos Queimados, reservatório da UHE Itá.

A ação foi desenvolvida pela ECOPEF, FATMA, Leo Clube Concórdia, Comitê do Rio Jacutinga, Celesc, UnC campus Concórdia, Polícia Militar Ambiental, Bombeiros Voluntários de Concórdia, Fumdema e moradores de Linha Laudelino, as quais juntas mobilizaram mais de 50 voluntários que participaram ativamente das tarefas de coleta, triagem, caracterização e pesagem dos resíduos sólidos. Esta é uma ação de sensibilização ambiental que visa contribuir com a resolução do problema relacionado ao descarte incorreto de resíduos sólidos, acarretando consequentemente da poluição das águas de nossa região e com o impacto direto nas condições ecossistêmicas da fauna e flora local.

Dos 623,2 kg de resíduos sólidos coletados, a maior quantidade foi garrafas pet (38%), seguido de calcados (15%), plásticos (13%) resíduos tóxicos (11%). Além disso, foram coletadas amostras significativas de alumínio, vidro e isopor.

Como resultado da atividade, destaca-se o grande numero de envolvidos e a quantidade de resíduos coletados, enaltecendo assim, a importância de ações que possibilitam reflexão quanto ao destino inadequado dos resíduos na nossa região.



Comentários