...

   Notícias


23/03/2018

   4ª Edição da Caminhada Ecológica realiza visita a propriedade rural do entorno do Parque.


De acordo com a programação da VII Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, na manhã do dia 23 de março, e fazendo alusão à comemoração do Dia Mundial das Florestas e ao Dia Mundial da água comemorados nos dias 21 e 22, fora realizada a Caminhada Ecológica no Entorno do Parque Estadual Fritz Plaumann.

A ação é fruto de uma parceria entre a Ecopef, o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a Polícia Militar Ambiental e a Escola de Ensino Fundamental Freya Hoffmann Wettengel, situada no distrito de Presidente Kennedy em Concórdia/SC e conta com o apoio do Comitê da Bacia do Rio Jacutinga e Contíguos.

As atividades, que envolveram cerca de 20 alunos do ensino fundamental da Escola Freya Hoffman Wettengel e agricultores locais, iniciaram com uma caminhada educativa às margens do reservatório da UHE-Itá/SC no Rio Uruguai, na comunidade de Linha Laudelino, entorno do Parque Estadual Fritz Plaumann, a qual oportunizou aos alunos o conhecimento das áreas próximas da Unidade de Conservação. Durante o trajeto os técnicos da ECOPEF abordaram assuntos referentes às ações de preservação e conservação ambiental realizadas na Zona de Amortecimento do Parque.

A caminhada teve fim na propriedade rural da Família Franciscon, onde se tem uma vista privilegiada da área ilhada da unidade de conservação e foz do Rio dos Queimados no Rio Uruguai, reservatório da UHE Itá, sendo que no local os alunos puderam conhecer alguns detalhes sobre as ações e projetos desenvolvidos pela Ecopef e o IMA, como os projetos socioambientais, pesquisas científicas e o Plano de Controle do Javali.

Concluindo, além da participação de agricultores locais os quais explanaram as crianças sobre a importância da proteção das nascentes e cuidados com a água, houve a explanação da Polícia Militar Ambiental sobre a rotina de fiscalização no Parque e outros aspectos legais relacionados à área.



Comentários