...

   Notícias


09/11/2018

   Oficina de Restauração de Mata Ciliar


Dando continuidade às atividades do 11º Aniversário de Visitação do Parque, na manhã do dia 08 de novembro, nas dependências do parque, os técnicos da Ecopef, IMA, e do Centro de Divulgação Ambiental da Usina Hidrelétrica de Itá - CDA realizaram uma Oficina de Restauração de Mata Ciliar.

Partindo do princípio de que a preservação das matas ciliares é de fundamental importância para a manutenção da qualidade da água, o principal público alvo foram os agricultores com propriedades situadas no entorno do parque, possibilitando aos mesmos uma maior sensibilização frente ao assunto.

A oficina teve início com uma capacitação teórica realizada pelos técnicos do CDA e da Ecopef, na qual foram abordados assuntos referentes às funções e a importância da preservação da mata ciliar, bem como os referentes métodos de restauração a serem aplicados em campo. Na segunda parte da oficina, o grupo foi a campo para realizar na prática os métodos anteriormente apresentados; dentre as técnicas de restauração de áreas degradadas foi realizado o plantio de algumas espécies nativas da Floresta Estacional Decidual, selecionadas com o objetivo de formar corredores ecológicos e contribuir com a recuperação da mata ciliar. As mudas provêm do Horto Botânico da Usina Hidrelétrica Itá, sendo disponibilizadas por meio de parceria entre as instituições.

Compondo o grupo de participantes, estavam principalmente agricultores do entorno do parque e representantes de entidades parceiras.



Comentários