...

   Notícias


06/02/2019

   Monitoramento da qualidade da água do Lajeado Cruzeiro


Iniciado em junho de 2018, e com previsão de doze meses de trabalhos, o projeto “Monitoramento Participativo da Qualidade da Água do Lajeado Cruzeiro” chega ao seu nono mês de atividades executadas. Durante a manhã desta quarta-feira (06), uma técnica da Ecopef esteve em campo, ao longo do curso do rio, coletando água para posterior análise de parâmetros físico-químicos.

 Viabilizado através de recurso captado junto ao IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, por meio de Câmara Técnica de Compensação Ambiental – CTCA e executado pela Ecopef no Parque Estadual Fritz Plaumann e entorno, a proposta conta com a parceria da Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini, onde as turmas de 6º e 9º ano realizam as etapas práticas em campo durante o ano letivo.

 As coletas de água ocorrem mensalmente em quatro pontos na calha do Lajeado Cruzeiro, importante manancial que chega até o Parque, abrangendo da nascente à foz. O monitoramento é de extrema importância, pois com base nos resultados obtidos, é possível delinear ações para melhoria e manutenção da qualidade da água no local. Ainda, o formato do projeto, em conjunto com os estudantes, permite que ações de educação e sensibilização ambiental ocorram em simultâneo à pesquisa cientifica.



Comentários