...

   Notícias


09/02/2019

   Fase III do Projeto de Restauração e Conservação da mata ciliar do Lajeado Cruzeiro


Dando sequencia na Fase III do Projeto de Restauração e Conservação da mata ciliar do Lajeado Cruzeiro, nos dias 25 e 31 de janeiro, foram realizados os trabalhos técnicos de campo nas propriedades de dois, dos três agricultores envolvidos no projeto.

Na oportunidade os Técnicos da ECOPEF juntamente com os Agricultores, mapearam toda a área de preservação permanente que receberá proteção através do cercamento para a posterior restauração e conservação. No decorrer do trabalham foram rastreados pontos de GPS e piqueteado a área que receberá proteção.

A escolha da metragem de mata ciliar a ser protegida foi discutida entre os Técnicos e Agricultores de modo a não ferir com a legislação ambiental vigente e considerar aspectos locais relevantes. A metragem média de afastamento resultou em aproximadamente 15 metros do leito do rio.

Em alguns pontos onde não existe vegetação a Ecopef aplicará métodos de restauração da área degradada, como plantio de mudas nativas, poleiros artificiais e galharias.

Ações como esta contribuem efetivamente para a gestão do Parque e desenvolvimento do território onde a Unidade de Conservação está inserida.



Comentários