...

   Notícias


28/02/2019

   Projeto de monitoramento de trilhas no Parque Estadual Fritz Plaumann


As quatro trilhas interpretativas: Lajeado Cruzeiro, Marrequinhas, Mirante e Canafístula fazem parte dos principais atrativos do Parque Estadual Fritz Plaumann. Mas, com a constante utilização das estruturas presentes nas trilhas, exposição ao tempo e outro fatores, desde 2008 A Ecopef desenvolve em parceria com o IMA o Monitoramento das condições biofísicas das trilhas.

Os monitoramentos são realizados mensalmente e tem como objetivo principal garantir a segurança do público visitante, por meio da prevenção e manutenção das estruturas físicas (decks, placas, pontes, drenagens,...) e das condições naturais presentes nas trilhas (condições do piso, taludes, vegetação, ...).

 

Os técnicos da Ecopef percorrem as trilhas, observando coletando as informações das condições nas quais se apresentam, após repassam para um banco de dados, para apoio a tomada de decisões, como reformas, realização das manutenções de acordo com as demandas necessárias, como desentupimento de drenos, substituição de taboas de madeira, desobstrução de vegetação na trilha, entre outras ações.

O Monitoramento de Trilha e ações realizadas com os dados coletados são de suma importância para os cuidados necessários para o melhor funcionamento e atendimento dos visitantes. Mantendo as estruturas em plenas condições para a realização das atividades do Programa de Uso Público, por meio das ações do monitoramento de trilhas.

Neste final de semana de Carnaval, o centro de visitantes do Parque Estadual Fritz Plaumann e os trabalhos de educação e interpretação ambiental nas trilhas funcionarão em horário normal, no sábado (02) das 9h00 às 17h00 e no domingo (03) das 13h00 às 18h00. Convidamos você, seus familiares e amigos para aproveitarem os entretenimentos oferecidos no centro de visitantes e nas trilhas ecológicas, juntamente com o atendimento e acompanhamento técnico de colaboradores da Ecopef. A visita ao Parque é gratuita, recomenda-se o agendamento para os grupos com interesse educacional e para grupos maiores de 10 pessoas. Informações pelo telefone (49) 9 8839-1493 ou pelo e-mail: contato@parquefritzplaumann.org.br.



Comentários