...

   Notícias


08/03/2019

   Monitoramento da água do Lajeado Cruzeiro integra as atividades da Semana da Água do Alto Uruguai


Neste mês de março, estão sendo realizadas as atividades do Projeto “Monitoramento participativo da qualidade da água do Lajeado Cruzeiro”. O projeto conta com recursos captados pela ECOPEF junto ao IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina , através da Câmara Técnica de Compensação Ambiental.

O monitoramento do Lajeado Cruzeiro, principal curso hídrico inserido no Parque Estadual Fritz Plaumann e seu entorno, é realizado desde 2013 e neste ano, serão envolvidos alunos do 7° ano da Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini de Linha Sede Brum, localizada na zona de amortecimento do Parque.

As etapas do monitoramento compreenderão ações educacionais em sala de aula e no campo, difundido o conhecimento relacionado à conservação dos recursos hídricos além de gerar informações atualizadas sobre a qualidade do principal curso d’água da área de abrangência do Parque durante a vigência de 12 meses em quatro pontos de coleta ao longo do curso principal.

Na data do dia 08 de março, foi realizada uma saída a campo para a coleta das amostras de água, as mesmas passaram por análises físico-químicas e microbiológicas para identificação de possíveis alterações nas condições do Lajeado Cruzeiro, essa atividade está inserida na programação geral da semana da água do Alto Uruguai Catarinense, incentivada pelo Comitê do Rio Jacutinga e contíguos



Comentários