...

   Notícias


22/03/2019

   Realização da Caminhada Ecológica no entorno do Parque


Na manhã de hoje (22), integrando a programação da VIII Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense, foi realizada a tradicional Caminhada Ecológica no entorno do Parque. A ação é coordenada pela Ecopef e o IMA, contou com o apoio e participação de mais de 50 pessoas, dentre elas alunos, professores e direção da Escola de Ensino Fundamental Freya Hoffmann Wettengel, situada no distrito de Presidente Kennedy em Concórdia/SC.

A atividade em especial foi referenciada pela comemoração do Dia Mundial da Água e prestou homenagem em memória ao amigo e agricultor do entorno do Parque, senhor Adelar Antônio Osowski, o qual foi um grande parceiro e batalhador das questões ambientais da unidade de conservação e participou de inúmeras atividades realizadas no Parque, especialmente em edições anteriores da Caminhada Ecológica.

Nesta edição, o percurso foi realizado em estradas de terra de duas comunidades rurais que compõe da zona de amortecimento do Parque, Sede Brum e Porto Brum. O primeiro ponto de parada foi na balsa localizada próxima a divisa do Parque e que faz a travessia entre os municípios de Concórdia/SC e Mariano Mouro/RS sob o rio Uruguai, atualmente reservatório da Usina Hidrelétrica Itá. Os técnicos da ECOPEF, enfatizaram a importância dos recursos hídricos, da Unidade de Conservação, e das atividades realizadas. Também os alunos tiveram oportunidade de interagir com os responsáveis pela Balsa, os quais abordaram questões ligadas ao seu funcionamento, segurança e normas.

Após as explanações na balsa, os alunos, professores e direção da Escola Freya Hoffmann Wentengel, juntamente com os técnicos da Ecopef e IMA, fizeram caminhada em estrada do entorno do Parque até a chegada no centro comunitário de Porto Brum, onde foram recepcionados por integrantes da comunidade, os quais abordaram o contexto histórico e atual da mesma. Ao final da atividade os alunos foram presenteados com um lanche contendo produtos da agricultura familiar do entorno do Parque.



Comentários